Nossos Serviços
Nosso trabalho visa prevenir e tratar transtornos do neurodesenvolvimento, dificuldades de aprendizagem, síndromes genéticas, problemas socioafetivos e das funções adaptativas que possam afetar o sujeito em diferentes contextos.

Psicologia Infantojuvenil
O serviço de Psicologia trata-se da atuação em forma de prevenção e tratamento das alterações afetivo-comportamentais, cognitivas e secundárias aos transtornos do neurodesenvolvimento.
A metodologia utilizada se baseia na Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e seus recursos instrumentais, como também na abordagem Cognitivo-Comportamental (TCC).

Psicopedagogia
Tem atuação na relação entre a cognição e a aprendizagem como um todo. Seu ponto focal será a observação sobre o processo de aprendizagem: como se desenvolve, suas variações e os possíveis fatores implicados quando indicadas as dificuldades.
A terapia psicopedagógica visa não só tratar alterações, como também as prevenir diante da presença de quadros primários.

Avaliação Neuropsicológica
Busca identificar precocemente alterações no desenvolvimento cognitivo-emocional, distúrbios de aprendizagem, bem como ser suporte elucidativo e complemento nas hipóteses diagnósticas elencadas em observação clínica.
Realizada por profissional capacitado ao uso de escalas para avaliação do comportamento e testes neuropsicológicos, devidamente reconhecidos e validados.

Treino de Habilidades Sociais
Destinado a todas as crianças que apresentam quaisquer dificuldades nas relações e na vida social.
O treino tem como objetivo estimular a aprendizagem das habilidades sociais necessárias ao desenvolvimento, visando preparar as crianças para as variadas situações da vida de socialização.
Habilidades sociais favorecem relacionamentos e tratam-se do ensino e aquisição de comportamentos de interação com outras pessoas, levando em conta situações e normas culturais (Del Prette, 2013).

Psicomotricidade
A Psicomotricidade é uma área de estudo que se concentra em como o corpo humano se movimenta e interage com o mundo ao seu redor, levando em consideração aspectos emocionais, sociais e cognitivos.
Através de sessões lúdicas individuais, a criança poderá desenvolver habilidades psicomotoras em um ambiente estruturado, contando com equipamentos que estejam o mais próximo possível dos ambientes naturais.

Apoio Pedagógico Especializado
O Apoio Acadêmico Especializado é indicado como apoio à aprendizagem dos conteúdos escolares, visando apreensão e potencialização do conhecimento, independentemente da disciplina de estudo.
É um reforço individualizado de habilidades e conteúdos acadêmicos, porém realizado por profissional especializado na área de pedagogia inclusiva.

Fisioterapia
Você sabia que a Fisioterapia pode desempenhar um papel fundamental no tratamento do TEA? Sim! Não só no TEA, mas em crianças com síndromes, neuropatas, dentre outros. No caso do TEA, são em média 87% de crianças apresentando risco para déficits motores. A hipotonia é o mais comum observado nessas crianças.
O trabalho direcionado da Fisioterapia pode melhorar a força muscular; coordenação; equilíbrio; motricidade fina e ampla; redução de tensão muscular; mobilidade articular e movimentação em geral. A Fisioterapia certamente irá melhorar a forma como nos relacionamos com nosso corpo e construir capacidade de movimentação funcional.
Mas meu filho faz Psicomotricidade, não é a mesma coisa em termos de tratamento?
Para que possamos evoluir principalmente na coordenação e planejamento motor, precisamos de organização, mobilidade e força física para executar propostas mais coordenadas e elaboradas, e muitas vezes ambas as áreas podem se cruzar em termos de estratégia, mas com objetivos próprios e diferenciados.
Para isso, o trabalho da Fisioterapia e Psicomotricidade se complementam nos casos em que haja indicação de fato necessária.

Nutrição
Você sabe qual a importância da Nutrição?
A nutrição proporciona à infância e à adolescência muitos benefícios: melhores hábitos alimentares, sono de boa qualidade, peso ideal, atua no comportamento, na interação social, melhor funcionamento do intestino e do trato gastrointestinal, aumento da imunidade e prevenção de doenças, são alguns exemplos.
A nutrição adequada é também essencial para o neurodesenvolvimento de toda criança, neuro divergente ou não.
Sem os macros e micros nutrientes necessários, a produção de neurotransmissores pode ser comprometida, assim como, a saúde de um modo geral.
Corrigir as carências nutricionais favorece o desenvolvimento neurológico e do organismo como um todo. Aumentando tanto a disposição quanto a concentração, otimizando o desempenho, habilidades e progresso nas terapias, promovendo maior bem-estar para a criança/ adolescente e sua família.

Fonoaudiologia
A fonoaudiologia é uma área da saúde que enquanto ciência estuda os aspectos que envolvem a comunicação. Dentre as suas especialidades podemos destacar a linguagem, que abrange a comunicação tanto oral quanto escrita.
Através de sessões lúdicas, são realizadas atividades e exercícios que ajudam a criança a desenvolver habilidades de comunicação, linguagem e fala. Essas habilidades são essenciais para que as crianças possam se expressar, entender os outros e se comunicar de forma eficaz.
Como funciona o tratamento?
O tratamento fonoaudiológico pode envolver diferentes atividades, dependendo das necessidades da criança.
Além disso, a fonoaudiologia também atua em conjunto com os pais, professores e equipe terapêutica, fornecendo orientações e estratégias para facilitar a comunicação da criança em casa, na escola e nos ambientes sociais.
Importância da terapia fonoaudiológica
A terapia fonoaudiológica se destaca principalmente nos casos onde a criança apresenta dificuldade de comunicação, linguagem e fala, pois, desenvolvendo a comunicação funcional, irá favorecer o desenvolvimento acadêmico, a interação social e a autoestima e confiança em se comunicar e expressar.
É importante ressaltar que cada criança é única e tem necessidades individuais. A terapia fonoaudiológica é personalizada para atender às necessidades específicas de cada um, proporcionando suporte especializado para o desenvolvimento pleno de suas habilidades de comunicação, superação de obstáculos e regulação das interações.
Aqui na Si Ferreira a criança é vista de forma integrada e global. São algumas possibilidades metodológicas: Prompt I, Multigestos, DTTC, ReST, PODD (CAA), Core Power (CAA) e LAMP (CAA).
Diagnóstico Diferencial
Programas Individuais Terapêuticos
Intervenção Precoce
Supervisão e Treinamento de Assistente Terapêutico e Mediação Escolar
Avaliação e Atendimento Individualizado
Entre em contato
Endereço:
R. Des. Izidro, 28 - Salas Grupo 1204 a 1206 Tijuca, Rio de Janeiro - RJ
Email:
si.ferreira.psicoeducacao@gmail.com
Horários:
Seg-Sex: 08:00 - 19:00